Pular para o conteúdo

Reflexões do Padre Maicon A. Malacarne

Está no meio de nós!

A vida desajustada de Etty Hillesum e as tensões do campo de concentração e da segunda guerra mundial costuram o fio de um percurso espiritual impressionante, registrado no seu Diário: “dentro de mim há um poço muito fundo. E lá dentro está Deus. Às vezes consigo chegar lá. Mas acontece mais frequentemente haver pedras e cascalho no poço, e aí Deus está soterrado. Então é preciso desenterrá-lo. Imagino que há pessoas que rezam com os olhos apontados ao céu. Esses procuram Deus fora de si. Há igualmente pessoas que curvam profundamente a cabeça e a escondem nas mãos, penso que essas procuram Deus dentro de si”. 

No lugar de acusar Deus, de questionar sua potência, Etty escolhe evidenciá-lo a partir de um percurso interior que nunca é isolado do mundo e das relações. A paradoxal fragilidade de Etty evidencia a sua força e ajuda desenhar a resposta de Jesus aos fariseus, no evangelho de hoje, sobre a chegada do Reino de Deus: “o Reino de Deus está entre vós” (Lc 17,20-25). O cristão é chamado a viver o Reino que acontece no dia a dia da história e que permanece como esperança da plenitude da vida.

O feixe de luz que Etty conseguiu experimentar na escuridão do seu tempo foi descobrir-se casa de Deus, que a sua vida era uma forma de iluminar o mundo contra o ódio e a desgraça da guerra. Lutava ferozmente contra o instinto da vingança por acreditar no amor. Pequenos gestos, pequenas palavras, pequenos comportamentos que evidenciam que a vida nova já está acontecendo, que o Reino anunciado por Jesus é uma semente que insiste em querer nascer de novo e que nem a morte é capaz de matar. Cremos firmemente com Don Michele Do que “nada está perdido em nossa vida, nenhum fragmento de bondade e de beleza, nenhum sacrifício, por mais oculto e ignorado que seja, nenhuma lágrima e nenhuma amizade”.

Pe. Maicon A. Malacarne

1 comentário em “Está no meio de nós!”

  1. Quanta riqueza de conteúdo! Amo ler e absorver suas mensagens, Padre Maicon!
    Etty acreditava no amor! Pequenos gestos… pequenas palavras! Pequenos comportamentos! É tão simples! Só não complicar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *