Pular para o conteúdo

Reflexões do Padre Maicon A. Malacarne

Olá, amigas e amigos! 
Bem-vindas e bem-vindos a esse blog!

Sou Maicon André Malacarne, nasci em terra catarinense, na cidade de Quilombo em 1986, mas ainda bem pequeno, com meus pais, Ivonir e Janete, mudamos para o Rio Grande do Sul, residindo em várias cidades!

Sou padre da diocese de Erexim há mais de 10 anos. Trabalhei no Seminário e Santuário Nossa Senhora de Fátima, nas paróquias da Catedral São José e Nossa Senhora Aparecida, Bela Vista em Erechim. Na diocese, acompanhei a Pastoral da Juventude, a Animação Vocacional e a Coordenação Diocesana da Ação Evangelizadora.

Em setembro de 2021 mudei para a Itália afim de cursar o mestrado em teologia moral na Academia Alfonsiana! Resido no Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Nos períodos de Natal, Páscoa e férias tenho colaborado nas paróquias de Roncade, Biancade e Vállio, da diocese de Treviso. 

O título do blog «o passo possível» é fruto da experiência de Santo Afonso. O caminho é o destino mais importante de todos, passo por passo! Jesus foi um caminhante! Na verdade, nunca se preocupou tanto sobre onde chegar, mas como caminhar, a disposição de caminhar. É como o poeta Konstantinos Kaváfis na poesia «Ítaca», a ilha do destino da grande Odisseia de Homero, escreveu: «Guarda sempre Ítaca em teu pensamento. É teu destino aí chegar. Mas não apresses absolutamente tua viagem. É melhor que dure muitos anos e que, já velho, ancores na ilha, rico com tudo que ganhaste no caminho, sem esperar que Ítaca te dê riqueza. Ítaca deu-te a bela viagem. Sem ela não terias caminho». Onde parece não haver espaço para caminhar, não precisa andar muito, por hora, basta o «passo possível».

Esse blog é uma forma de me render as sugestões de várias amigas e amigos de compilar num só local as pequenas reflexões que tento fazer cotidianamente, frutos da oração pessoal, da meditação, especialmente sobre o evangelho do dia. Gosto e acredito muito no diálogo, na abertura da fé e na espiritualidade como o grande mergulho do encontro, da reciprocidade, da partilha, onde o humano, a casa comum, a arte, a literatura, a música, a beleza são um passo a mais que lança ao grande mistério!

Obrigado pela companhia!