Uma tradição de séculos conta que os anjos transportaram o que teria sido a casa onde Maria habitou em Nazaré para a cidade de Loreto, na Itália. Milhares de devotos continuam a visitar o que hoje é o Santuário da Santa Casa de Loreto. Dentro da grande Igreja encontra-se a pequena casa com uma imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus: é a Virgem de Loreto! Maria está na casa e é a casa, porque seu corpo e o corpo de Jesus estão intimamente ligados!
A Virgem de Loreto lembra, no seu dia, que a casa é o lugar de Deus! Através da intimidade, do amor, do perdão, do diálogo, da abertura para compreensão, da paciência que evita a gritaria e a violência, vamos expandindo, de dentro de casa, os espaços de Deus! Não existe lugar mais fundamental para experimentar o amor de Deus do que a nossa casa!
Quando as comunidades cristãs abandonam o sentido de serem a casa de encontro de irmãos, ganha espaço a disputa, a dispersão e a divisão. É a cotidianidade da casa que precisa ser resgatada! Quando nas casas há mais espaços para meios de comunicação do que para diálogo, quando o jornal do almoço e o jornal nacional dominam as refeições, quando o celular ocupa o reinado das relações, é a cotidianidade da casa que precisa ser resgatada!
A casa é o lugar privilegiado para recuperar o lugar das relações! Da Virgem de Loreto, aprendemos mais uma vez que tudo começa da casa! É a casa quem pode nos salvar!
Pe. Maicon A. Malacarne