«Devo ficar» é uma reviravolta! É uma necessidade de Deus «dever estar» com quem ama! Por isso, Jesus alcançou Zaqueu, porque antes de Zaqueu procurar vê-lo, Jesus já o procurava. Mesmo do galho da árvore, «Jesus olhou para cima»!
O evangelho deste domingo (Lc 19,1-10), dia de eleições no Brasil, é uma grande luz! Na escola de Jesus, aprendemos a simplicidade dos gestos, o lugar fundamental do amor, a força do «dever ser» antes do «dever fazer». O Deus de Jesus é um Deus que «olha para cima», é Deus que age a partir do profundo respeito pela humanidade! Se procuramos «acima» ele chama para baixo: «desce, desce»! Deus desarma as vanglórias, os desejos de ser maior, a desonestidade de buscar sempre a evidência! O olhar a partir de baixo é uma pedagogia e um convite a rezar!
A relação com Deus parece ser, não obstante, sempre atravessada pelo «dever fazer para agradar a Deus»! E isso pode carregar uma boa verdade de intenção! Não se pode esquecer, no entanto, que sempre quem procura primeiro é Deus, quem lança o olhar primeiro é Deus, quem quer «entrar na casa» é Deus! A pequena resposta que se pode oferecer é o amor, ou, uma vida de filhos e filhas! Por mais difícil que seja, o evangelho garante que é Deus quem «deve ficar»! O amor sempre chega antes!
O Papa Francisco tem insistido para a Igreja ser um «hospital de campanha», ou seja, ser um sinal de cura, de amor, de cuidado, uma verdadeira tenda que procura sempre os mais feridos! No centro da ação, não está a culpa, o pecado de quem precisa de ajuda, mas o principal: se deve curar! Se deve cuidar!
Jesus não olhou primeiro a pequenez de Zaqueu, sua vida desvirtuada, mas ergueu a sua vida do vale da insignificância. Ergueu não com doutrinas, com slogans, com frases soltas, mas com todo o amor, com toda a misericórdia e o resultado foi um homem curado, salvo, integrado, verdadeiramente, uma nova pessoa! Esse é o caminho que precisamos aprender!
Pe. Maicon A. Malacarne