Pular para o conteúdo

«Vinde a mim»!

O livro dos Atos dos Apóstolos chama Deus de «conhecedor dos corações» (15,8). Hoje é a solenidade do Sagrado Coração de Jesus! O coração é um projeto de vida e é lugar de integrar o que somos, o que sentimos, o que vivemos! São Bento abriu a sua grande Regra convidando a «inclinar o ouvido do coração»! A escuta, como os demais sentidos, ganha significado quando percorre o mapa do coração!

O evangelho de hoje (Mt 11,25-30) guarda o tremendo convite de Jesus: «vinde a mim, vocês que estão cansados»! O divino coração é lugar de descanso! Não é, no entanto, um chamado intimista, espiritualista! Descansar é estabelecer, com Jesus, um vínculo: «vinde a mim»! O descanso é a relação!

Normalmente se pensa que descansar é ir para longe, ficar sozinho, isolado, e, claro, há momentos que também é preciso. O evangelho, no entanto, inverte a proposta. São os vínculos saudáveis que ajudam a tornar a vida mais tranquila e reconciliada! O cansaço pode ser um sintoma de relações pesadas, sufocantes e o melhor remédio não é fugir, mas fazer o esforço de compreendê-las, enfrentá-las e curá-las!

Se o «vinde a mim» é um imperativo de relação com Jesus, logo, a responsabilidade é ser também «vínculo de descanso» para as pessoas. É verdade que nossa tendência, às vezes, é aumentar o peso, tornar mais difícil a vida do outro. «Aprendam de mim», disse Jesus, «que sou manso e humilde de coração». Na direção do Mestre, do seu Divino Coração, nossa missão é ajudar o mundo a descansar através da capacidade de doar-se por inteiro. O autor da Primeira Carta de João, segunda leitura, assegura que isso só é possível na medida que permanecemos no amor: «se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros… quem permanece no amor, permanece em Deus» (4,7-16).

Pe. Maicon A. Malacarne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *