Jesus, pelo evangelho, ajuda a recuperar o valor de cada instante e propõe sempre a mudança de olhar, que busca em cada situação uma outra experiência! A fé é um milagre que faz ver tudo de um jeito novo, um olhar que transcende o fatalismo e o otimismo vazio! O olhar real! Onde todos veem tragédia, catástrofe, o olhar da fé alcança algum sinal de vida e de esperança!
Por outro lado, diz o evangelho de hoje, está o perigo de uma vida desatenta, imprudente, apegada, fechada, voltada para si (Lc 12,39-48)! É uma vida que precisa ser transformada! A parábola que Jesus contou diz de um patrão que voltará e ao encontrar o empregado nessa situação «o partirá ao meio»! Uma leitura literal interpreta a expressão como um ato de massacre, uma morte violenta. Uma pessoa «partida ao meio» significa uma pessoa dividida, desintegrada, aos pedaços!
Não foi o patrão que dividiu, mas o estilo de vida assumido! Quem vive pensando demais em si é uma pessoa dividida em pedaços porque tudo que faz, tudo que pensa, todas as estratégias estão centradas no egoísmo. Por natureza, somos relação! Negar o outro é negar-se! Apagar o outro é dividir-se! Uma vida integrada e feliz é uma vida desenhada pela abertura à relação.
Pe. Maicon A. Malacarne