Pular para o conteúdo

Ser humano, ser humilde!

É bonita a relação etimológica que existe entre ser humilde e ser humano! Humildade vem de uma palavra latina derivada de ‘humus’, que significa ‘terra’. Ser humilde significa ‘ser de terra’. Do ponto de vista geológico, o humus é a camada mais fértil da terra. Também de humus veio a palavra humano. Humano significa «feito de terra». O livro do Gênesis guarda que o humano foi modelado do barro, pelas mãos do criador.

Entre os textos gregos e romanos também a história do humano está bem amarrada a terra: na obra ‘Metamorfoses’, de Ovídio, por exemplo, o ser humano foi criado da terra misturada com a água da chuva, com uma diferença: enquanto os outros seres vivos devem manter o rosto voltado para o chão, o humano recebeu a ordem de ‘desde a terra, voltar a face para o céu’.

Na natureza do humano está a humildade! Quando a arrogância e a prepotência dominam é porque o humano esqueceu a terra, o ‘seu’ lugar, onde está todo substrato da sua existência. Jesus, no evangelho de hoje, faz uma dura crítica aos fariseus e aos mestres da Lei, porque «falam e não praticam» (Mt 23,1-12). Pelo contrário, aos discípulos e ao povo que o seguia, Jesus disse: «o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve!» Servir é próprio do humano, é a tradução da humildade. É por dentro da humildade que se cresce e se amadurece no seguimento de Jesus!

De fato, o Papa Francisco recordou: «Se um pensamento, se um desejo te conduz pela estrada da humildade, do abaixamento, do serviço aos outros, é de Deus. Mas, se te conduz pela estrada da suficiência, da vaidade, do orgulho, sobre a estrada de um pensamento abstrato, então já não é de Deus».

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *