Pular para o conteúdo

Qual é o nosso tesouro?

]Anos atrás, durante celebração de encerramento de uma turma do ensino médio em um colégio de Erechim, ouvi um dos formandos dizer se referindo ao seu grupo de amigos: «eu estou vivo por causa de vocês!» Seguiu-se um longo abraço e muito choro daquele grupo de jovens!

Essa memória me voltou enquanto rezava o evangelho de hoje (Mt 6,19-23). Jesus disse: «onde estiver o teu tesouro aí estará o teu coração!» O que salva das quedas mais difíceis, dos momentos mais turbulentos, são aqueles que seguram a nossa mão! Esse é o maior tesouro: ser salvo e ajudar a salvar!

Não sei exatamente o que se passou na vida daquele formando, mas entendi que ali havia uma rede de amizade, uma força que o salvou. E isso é o mais importante de tudo! Precisamos nos salvar! Esse é o tempo de recuperar a generosidade mais genuína! O diálogo e o respeito são conteúdos de salvação! O Papa Francisco, com insistência, tem chamado atenção para a urgência de uma cultura do encontro, não de divisão!

Jesus convida a rezar sobre o que tem sido o centro da nossa vida! Para onde nosso olhar está mais direcionado? O que compõe o nosso tesouro? Não estamos focamos demais naquilo que «as traças corroem»? Os nossos gestos ajudam a salvar pessoas ou são o peso da condenação? Qual é o conteúdo das palavras que mais repetimos no dia a dia?

Pe. Maicon A. Malacarne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *