Hoje é dia do evangelista Marcos! Uma grande Basílica, em Veneza, na Itália, guarda, segundo a tradição, os seus restos mortais! A iconografia cristã representou Marcos na forma de um leão que, na cidade veneziana, além de estar no centro da bandeira oficial, foi amplamente difundido em esculturas, nas pinturas e na literatura. O leão aparece com uma ou outra variação, geralmente, alado (com asas!), em posição de movimento e, sob sua pata dianteira a Palavra de Deus. É possível encontrar leões com o livro da Palavra aberto ou fechado o que, segundo o conhecimento local, indicava tempo de paz ou tempo de guerra, respectivamente.
Marcos é o evangelista da Palavra! Trata-se do texto evangélico mais curto (11.229 palavras gregas), mais antigo e mais próximo ao evento Jesus. Tornou-se a inspiração para os demais evangelhos! O texto tem estilo jornalístico, com objetivo de apresentar um conteúdo direto, sem muitas nuances. Pelo evangelho que rezamos hoje (Mc 16,15-20), depois da Ressurreição de Jesus, a comunidade dos seguidores é convidada a comunicar Deus no mundo, exatamente o mesmo que Jesus fez, a partir de uma experiência de amor com o Pai.
O leão de São Marcos ajuda a ampliar a força, a potência, o movimento sempre vigilante que pode estar escondido na pequenez, na particularidade das palavras, na essencialidade da Boa Notícia de Jesus! Nossa época, marcada por tantos palavreados, por tantas acusações, por tanta propagação de mentiras, pode buscar em Marcos a reconciliação com a humildade, com o perdão, com uma vida mais leve, que brota da ressurreição, da vida doada de Jesus!
Pe. Maicon A. Malacarne