Pular para o conteúdo

Livres das dependências!

«Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?», perguntaram para Jesus os dois homens endemoniados que viviam em condições terríveis, habitando um cemitério, segundo o evangelho de hoje (Mt 8,28-34). A presença de Jesus incomoda, provoca, desinstala. De fato, a certa altura, Jesus disse: «eu vim trazer fogo sobre à terra» (Lc 12,49). O fogo é a potência de mobilizar e de devastar!

Jesus veio para desestabilizar os «nossos demônios», a condição de morte por antecedência! Os «nossos demônios», gostam de nos trancafiar, enclausurar em dependências, vícios e medos! Eles tremem diante do poder da Palavra que transfigura, que dilata e que abre a vida para ser mais vida, distante dos «túmulos»! O fogo é a metáfora da abertura: nada segura, nada fecha, tudo se expande porque o Reino de Deus é sempre um tênis para calçar e sair e uma estrada para percorrer. Às vezes o tênis e a estrada são um percurso interior!

Os demônios são as nossas máscaras, são a negação da nossa identidade! Libertar-se dos demônios é ser aquilo que realmente somos, para sempre! Livrar-se dos demônios exige um movimento duplo: confiar que o Senhor é mais forte do que eles e assumir a responsabilidade de uma vida livre, que abre a responsabilidade em tomar decisões que nos afastam do fechamento e da dependência! Discernimento que, com uma pitada de ironia, o Gato sugeriu para Alice, no país das maravilhas:

« – Onde fica a saída? Perguntou Alice ao gato que ria.

– Depende, respondeu o gato.

– De quê? replicou Alice;

Depende de para onde você quer ir…»

2 comentários em “Livres das dependências!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *