O Senhor quer nos encontrar! A espiritualidade é a arte de procurar o Senhor e de aprender a deixar que o Senhor nos encontre. Nós não somos suficientes. Deixar-se encontrar é permitir que Deus realize o seu amor em nós, através do nosso estilo de vida. Configurar um jeito de ser por dentro do amor é um compromisso de todos os dias: trata-se de novas palavras, novos comportamentos, novos gestos, olhar crítico, atenção para não reproduzir e comunicar a força do ódio e do medo.
No evangelho de hoje, Jesus ajuda os discípulos a compreender que “deixar-se encontrar pelo Senhor” significa viver uma vida “acordada”, ativa, vigilante (Lc 12,35-38). De fato, a vida pode ir se tornando cansativa, sem sentido, de exaustão com a velocidade e com as experiências de dor. É o amor que pode transformar tudo! É o amor que ajuda a salvar tudo! Jesus utiliza duas imagens para ativar a vida acordada: 1) rins cingidos – significa amarrar bem a roupa na altura da cintura para facilitar o movimento do trabalho, o movimento do corpo. É a atitude de quem está em movimento, no caminho, o trabalho ainda não terminou…; 2) lâmpadas acesas – sinal de esperança, do meio da escuridão, a lâmpada acesa desenha a segurança, a vigilância, a atenção.
O Senhor quer nos encontrar! É um grande convite a esperar o amor e permitir que o amor mude tudo, salve tudo, a partir de uma vida disposta e desperta!
Pe. Maicon A. Malacarne