Pular para o conteúdo

Excesso do bem!

O evangelho de hoje (Mt 5,38-42) guarda o excesso do amor de Deus! É próprio de Deus transbordar. Trata-se de um mapa que ajuda a organizar por onde deve passar nosso esforço para fazer valer a vocação de «imagem e semelhança de Deus!»

No Sermão da Montanha, ao dizer «não ofereceis resistência ao malvado», Jesus estava tocando no tema difícil da violência. Qual a atitude é a marca de um seguidor de Jesus? Não devolver a violência com violência! O rompimento da vingança que marca o rompimento de um círculo vicioso que sempre gera mais violência. Jesus ensinava:

  • «Se alguém lhe dá um tapa na face direita, ofereça também a esquerda»! É a forma para que o agressor se dê conta que a violência não leva a lugar nenhum. Até que alguém devolva o tapa, o mundo será regido pelos tapas.
  • «Se alguém faz um processo para tomar de você a túnica, deixe também o manto»! Jesus aqui se referia ao corajoso desapego para que a vingança fosse vencida.
  • «Se alguém obriga você a andar um quilômetro, caminhe dois quilômetros com ele».  Uma das penas impostas pelos soldados romanos era obrigar uma pessoa a carregar bagagens pela estrada. Uma espécie de serviço comunitário! Nesse caso, Jesus sugeria dobrar os quilômetros, ou seja, superar a imposição para viver a liberdade do «excesso».
  • «Dê a quem lhe pedir, e não vire as costas a quem lhe pedir emprestado». Jesus também chamava atenção para a generosidade com os mais pobres sem pensar na restituição como fundamento de um mundo menos violento.

É verdade que em um mundo como o nosso, tudo isso pode parecer impossível! Aliás, pode beirar certa irracionalidade! Deus, que supera toda lógica, é feito desses excessos e convida a participar, cada dia um pouco mais, desse amor que transborda! Um mundo novo, onde caibam todas as pessoas, depende dessa inversão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *