Jesus encerrou seu grande discurso de despedida com uma oração (Jo 17,1-11). De fato, a vida orante deve ser o ponto de partida e o ponto de chegada na nossa história. A oração de Jesus é voltada para o Pai, mas carrega todas as pessoas que encontrou pelas estradas da Judeia e da Galileia.
Rezar o texto do evangelho de hoje (que segue durante a semana) é entrar no coração de Jesus. Convido a meditar apenas uma das expressões: «a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti». Jesus reza ao Pai que a eternidade, a salvação de cada pessoa, é estar nEle, é conhece-Lo. Significa aprender, cada dia um pouco mais, a acreditar.
É verdade que a vida cristã coloca o compromisso de conformar um estilo de vida, de amadurecer, de discernir as escolhas, mas a oração de Jesus carrega outra gramática que não podemos esquecer: entrar no abraço amoroso, permitir-se amar e produzir frutos de amor. Quem ama não espera nada. O verdadeiro amor é gratuito e aprendemos de Deus!
O amor de Deus não cabe atrás da mesa de um juiz severo, não é uma calculadora que soma conversões e diminui pecados matematicamente, ou, divide entre bons e maus. O amor de Deus é um remédio, é uma consolação, são braços abertos: onde as feridas são colocadas à vista, onde se pode começar de novo, da esterilidade à fecundidade, para gerar, expandir a vida em mais vida. A vida eterna é a vida no eterno. A salvação é a vida no Salvador.
Ferruccio Parrinello escreveu um livro chamado «Joguei fora tudo que pude para dar mais espaço ao coração» (tradução livre) que encerra assim:
Deus ama incluir
o grande no pequeno:
o universo no átomo,
a árvore na semente,
o homem no embrião,
a borboleta na lagarta,
a eternidade no momento,
o amor em um coração,
Ele mesmo em nós.
Como na oração de Jesus ao Pai, tudo que podemos dizer é: assim seja!
Pe. Maicon A. Malacarne
Acompanho você.Obrigada! Suas reflexões me ajudam a viver e colocar em. Prática a Palavra da vindo: o Evangelho.Reconheco o Deus Amor que nos criou e nos Amou e nos ama.Rezemos um pelo outro para que sempre aumente em nós a Fé