Pular para o conteúdo

Epifania: a coragem de olhar para cima!

Cláudio Pastro

«Não olhe para cima», um filme de 2021, ajuda a rezar a Solenidade da Epifania do Senhor! Nos Estados Unidos, dois astrônomos descobrem que um meteorito destruirá a terra em poucos meses. Tentam avisar as autoridades, mas ninguém quer ouvir. Quando as evidências se tornam mais reais, as mesmas autoridades decidem que «ninguém deve olhar para cima», e buscam, até o fim, negar a ameaça.

Os reis magos conseguiram chegar até Jesus porque tiveram a coragem de olhar para cima: «nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo» (Mt 2,1-12). O rei Herodes, os sumos sacerdotes e os mestres da Lei são parte das autoridades que, mesmo com todas as evidências do nascimento do Messias, preferem permanecer sentados, esperando mais informações, a fim de garantir que seus cargos sejam preservados. 

A epifania é a solenidade que movimenta, que não aceita uma fé estática e distante da procura continua. De fato, o profeta Isaías recorda: «levanta-te, acende as luzes, Jerusalém (…). Levanta os olhos ao redor e vê» (Is 60,1-6). Esse dinamismo só pode ser compreendido como uma experiência de comunhão universal: «os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, sãoassociados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho», escreveu Paulo aos Efésios (3,2-6).

A grande graça para pedir hoje é a mesma coragem dos magos – olhar para cima! É lá que está o sentido, o mapa da estrela que orienta o percurso para Jesus e para a vida. Olhar para cima é superar o imediatismo e deixar-se conduzir por coisas grandes, por sonhos maiores. Com os olhos fixos no céu e «com o coração vibrando e batendo forte», somos capazes de ajoelhar e adorar o Menino, fazendo da nossa vida o «incenso, o ouro e a mirra», tudo que podemos oferecer. Ajoelhar somente para Jesus, ajoelhar somente com Jesus, para, bem perto da terra, mirar melhor o céu!

Pe. Maicon A. Malacarne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *