Pular para o conteúdo

Encontrar o broto!

Jesus, no evangelho de hoje, sugeriu interpretar os sinais dos tempos, através de um sinal da natureza, os brotos: «quando começam a brotar é para saber que o verão está próximo» (Lc 21,29-33). A vida nem sempre é primavera, nem sempre é verão! Nós passamos por períodos difíceis! Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz, para não dizer de tantos outros, partilharam suas experiências sobre «as noites escuras», as grandes crises, também de fé… O inverno pode durar muito tempo!

O evangelho de Lucas foi escrito no meio de grandes dificuldades da comunidade nascente e a palavra de Jesus era a esperança de uma vida diferente. Jesus era o broto, o sinal maior! Da mesma forma, Jesus indicava para prestar atenção aos brotos que já estão aparecendo em todos os lugares.

Quando passamos por fases ruins temos dificuldades de organizar a esperança, de acreditar numa primavera nova. Parece que tudo desanda, nada dá certo e nossos olhos se apegam ao desastre. Esse é o momento, diz Jesus, de encontrar o broto, de vislumbrar a fresta de luz, de mudar a direção do olhar…

A vida espiritual não é livre das noites e dos invernos, mas faz morada na sombra da esperança, experimenta a potência da espera, confia no broto! Tudo brota do amor e o Amor venceu a escuridão e a morte. O broto que queremos fora de nós já está em nós, já mora em nós.

Pe. Maicon A. Malacarne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *