Pular para o conteúdo

Desejar o Reino!

O psicanalista italiano Massimo Recalcati, com muita precisão, reflete sobre o tema do desejo. Para ele, o maior de todos os milagres é o milagre de desejar! O desejo é uma experiência pessoal, singular e humanizadora. O desejo de cada pessoa só encontra resposta no desejo do outro. Dizendo de outra forma, a minha vida só tem sentido se a vida do outro me for importante. Quando o outro se torna um inimigo ou um adversário, acontece a assunção da desumanização, isto é, a negação do desejo.

Recalcati reflete o milagre do desejo a partir de uma experiência pessoal. Depois do casamento, a esposa e ele descobriram que não poderiam ter filhos. Mesmo sendo de família católica, Recalcati conta que há muitos anos não rezava. Com muita frequência, porém, caminhava ao redor da Catedral de Santo Ambrósio, em Milão. Quando entrava, não pedia e nem dizia nada. Foi depois de uma dessas entradas que diz ter recebido a notícia de que a esposa estava grávida. O que chama de “milagre do desejo”.

Jesus desejava muito o Reino de Deus! Ele é sinal deste Reino e convidava discípulos a participarem desta construção, comunicando ao mundo a boa notícia. O coração de Jesus foi sempre desejante: de vida e de abertura, traduzida em hospitalidade e comensalidade. O fechamento ao amor é próprio do anti-Reino, como também Jesus chamou atenção, no evangelho de hoje, das cidades de Corazin e Betsaida porque rejeitavam e desprezavam a Palavra (Lc 10,13-16).

Desejar encontrar Deus e desejar deixar-se encontrar por Ele é uma exigência de quem acredita! Isso só pode ser possível quando o outro é, de verdade, um irmão e uma irmã. Quando rejeito escutar e acolher o outro, tomo distância de Deus!

Pe. Maicon A. Malacarne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *