Francisco de Assis convidou frei Leão para fazer uma pregação! Logo se colocaram a caminho pelas ruas de Assis e passaram a pé por vários povoados. Durante esse tempo, conversavam muito, davam risada, saudavam com alegria as pessoas que encontravam. Frei Leão começou estranhar que o lugar da pregação nunca chegava e percebeu que já estavam fazendo o caminho de volta para casa. Quando chegaram, o frei Leão perguntou: «frei Francisco, e a pregação?» Ao que recebeu de resposta: «já fizemos!».
A maior pregação, o maior discurso é a nossa vida, a forma como estabelecemos vínculos com outras pessoas e com toda a criação! Nada educa mais do que o exemplo e isso serve para mães, pais, professores, agentes de pastorais, lideranças diversas. «Talvez a única página do evangelho que as pessoas leiam seja a sua vida» disse São Francisco em outro momento.
O livro dos Atos dos Apóstolos vai partilhando, nesses dias, sobre o testemunho dos Apóstolos, de Maria e das primeiras comunidades cristãs. Não foi fácil tudo o que viveram depois da condenação de Jesus, em meio as perseguições e aos sofrimentos mais variados. Estava ainda muito presente na memória o testemunho de Jesus que foi capaz de doar a sua vida até o fim.
João Batista, no evangelho (Jo 3,31-36), sublinhou que o testemunho de Jesus era «do alto»! Jesus é o embaixador do Pai, ou seja, tudo que fazia era o próprio testemunho, a representação das obras do Pai. Nessa linguagem entre tempo e eternidade, entre alto e baixo, o evangelho vai criando força e resistência, garantindo que Jesus é uma presença que não passa, seu testemunho permanece para sempre!
A meditação de hoje pode passar por esse lugar: tenho sido um bom exemplo? Aquilo que falo é coerente com aquilo que faço? Tenho priorizado tempo para cuidar das relações com a família e com os amigos?
Pe. Maicon A. Malacarne
Tuas reflexões são muito bem fundamentadas e sobretudo possíveis de ser aplicadas. Grazie mille! Depois che descobri tuas postagens, as mesmas passaram a fezer parte de minhas reflexões diárias. DIO ti benedica.