Pular para o conteúdo

Conhecer e amar!

  • por

Enquanto estavam reunidos em um lugar de oração, Jesus perguntou aos discípulos: «quem diz o povo que eu sou?» Dentre as respostas, Pedro deu uma que pareceu bastante certeira: «és o Cristo de Deus!» Pedro tinha razão!

É curioso que, mais tarde, quando Jesus foi preso e já sob o poder do Sumo Sacerdote e no caminho da condenação, alguém apontou para Pedro: «também ele é seguidor de Jesus» (Mc 14,68) ao que logo Pedro respondeu: «não conheço esse homem».

O que significa conhecer Jesus? O evangelho recorda que não basta uma resposta retórica, não basta uma definição técnica, não basta um número decorado do catecismo, não basta repetir uma regra ou um preceito. Seria permanecer na razoabilidade.

Conhecer Jesus é experimentar aquilo que ele mesmo respondeu para os discípulos: «o Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos Sumos Sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia». Conhecer Jesus é experimentar sua vida integralmente, inclusive na paixão, na morte e na ressurreição! Conhecer Jesus é nascer para uma vida nova, para relações novas! No fundo, é inaugurar o lugar do amor, ampliando e transcendendo a vida!

Conhecer é experimentar! Conhecer é mergulhar! É perigoso pensar que educar a fé é aprender conceitos, é decorar orações e mandamentos… tudo isso é fundamental, mas está longe, bem longe, daquilo que o evangelho revela! Educar na fé é sempre educar para o amor!

Pe. Maicon A. Malacarne

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *