Pular para o conteúdo

Aprender a pedir ajuda!

Mr. Rain, conhecido rapper de Brescia, apresentou-se no palco do mais prestigiado evento de música italiana, Sanremo, na última terça-feira. Por menos de 4 minutos, junto com um coral de crianças, cantou «supereoi» (super-herói), uma metáfora dos últimos anos da sua vida, imerso na depressão, no vazio e na solidão. A letra inicia dizendo que «não se pode combater uma guerra sozinho». Os verdadeiros super-heróis, canta Rain, não são aqueles com poderes mágicos e triunfais, mas quem vai aprendendo pedir ajuda: «um passo, um primeiro passo». Na nossa volta, não faltam heróis «como eu e você», «somos invencíveis quando estamos juntos»! Talvez esse seja o milagre mais importante do nosso tempo: aprender pedir ajuda!

Na região de Tiro e Sidônia, o evangelho de hoje (Mc 7,24-30) conta a história de uma mulher que busca ajuda de Jesus para curar a sua filha doente. Estamos diante da complexidade de diferenças culturais, religiosas, políticas que acabam ficando em segundo plano. O pedido de ajuda dessa mulher derrubou os muros das separações, a aproximação fez com que «das migalhas» se pudesse acessar a mais alta teologia. A cura foi traduzida por aproximação, por diálogo e entendimento.

Na escola do evangelho aprendemos que primeiro de tudo está o ser humano! Essa é uma tarefa que não se pode esquecer, é também uma espiritualidade para mergulhar todos os dias: primeiro a pessoa, primeiro a pessoa com sua história, com sua vida marcada por trajetórias nem sempre possíveis de acessar. Quando o ser humano «vem antes», a cultura do ódio, das divisões, perde a força porque está alicerçada, justamente, na negação da humanidade.

1 comentário em “Aprender a pedir ajuda!”

  1. “Em primeiro lugar vem a pessoa!” Quando colocamos a Pessoa em primeiro lugar, não julgamos ad aparências ou um fato isolado…. Como diz Jesus, “conhecereis a verdade é a verdade vos libertará!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *