A solidariedade humana é essencial para a graça da salvação. De fato, o evangelho de hoje apresenta uma cena impressionante: um grupo de pessoas que carregam um homem paralítico até Jesus. Como que a estrada estava fechada pela multidão, «subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus» (Lc 5,17-26).
As primeiras palavras de Jesus carregam o tema mais querido por Lucas, a reconciliação entre a humanidade e Deus: «teus pecados estão perdoados». A cura física, a boa saúde, está atrelada ao perdão que significa devolver a liberdade a uma pessoa que estava «acorrentada». A cena é atravessada de milagres: o milagre da amizade que facilita o acesso a Jesus, o milagre da solidariedade que não conhece limites para abrir as estradas, o milagre de Jesus que devolve a vida plena: «levanta-te, pega o leito e vai para casa». A amizade e a solidariedade são as portas visíveis para encontrar o amor maior.
O texto se conclui com uma afirmação tremenda: «hoje vimos coisas maravilhosas», diziam as pessoas, não obstante os murmúrios dos fariseus e mestres da Lei contra Jesus! O «hoje» abre o mapa da salvação que Deus continua realizando. Todos os dias, pequenos milagres de amizade, de solidariedade e de tantos gestos de amor, insistem em lembrar: Deus continua a sua salvação! Deus continua querendo salvar todas as pessoas! «Hoje» é o tempo que temos para viver bem a nossa vida, vencendo tudo aquilo que paralisa nossos passos, que domina nossa autonomia, para alcançar a liberdade de viver de pé, como um novo Natal que o evangelho anuncia!Pe. Maicon A. Malacarne