Pular para o conteúdo

A quaresma de «cada dia»!

Iniciamos este tempo quaresmal com o convite de Jesus: «Se alguém quer me seguir (…) tome sua cruz cada dia e siga-me» (Lc 9,22-25). A precisão do «cada dia» é tremenda. É que quando ouvimos algo sobre a cruz já imaginamos morte, tragédia. Jesus ajuda a compreender uma outra dimensão da cruz que é aquela do dia a dia, da repetição, os sofrimentos que todos estamos atravessados, no cansaço, na convivência com as pessoas, nas crises familiares, nos limites humanos, na falta de paciência, nos fracassos. São as cruzes de «cada dia» que devem mobilizar para encontrar a bússola que indica a liberdade, a esperança, a vida nova.

Pela cruz também experimentamos a solidariedade. Descobrimos, na cruz, que ninguém sofre sozinho e que as cruzes ficam mais brandas quando repartidas. Simão de Cirene ajudou Jesus a carregar a cruz no caminho do calvário. «Cada dia», se estivermos atentos, há «Simões» bem perto de nós e podemos ser «Simão» para tanta gente.

O «cada dia» é alguma coisa que está diante dos nossos olhos. A proposta de Jesus é para ser traduzida nos acontecimentos da vida, naquilo que temos dificuldade, que já não estamos aguentando, e entender o que o Senhor, por dentro dessas cruzes tem a dizer. Nada é sem sentido! «Cada dia» é um mistério porque não é determinado e todo determinismo é frágil em Deus. É por dentro de «cada dia» que temos a oportunidade inédita de descobrir a ressurreição.

Pe. Maicon A. Malacarne

1 comentário em “A quaresma de «cada dia»!”

  1. “O irmão ajudado pelo irmão é forte como uma muralha!” Não sei de quem é essa frase, mas faz muito sentido neste tempo quaresmal ! Que belíssima reflexão, Padre Maicon! Eleva o espírito e faz ver na cruz de Jesus a vitória que nos encoraja a viver!
    Grata pelas partilhas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *