Pular para o conteúdo

O reinado da misericórdia!

O texto da primeira leitura de hoje é emblemático! Os anciãos de Israel pediram a Samuel: «dá-nos um rei!». A passagem da profecia para a monarquia era muito arriscada e Samuel tentou convencer o povo a ir por outro caminho, elencou os direitos do rei, mas, não conseguindo sucesso, em oração, ouviu de Deus: «faze-lhes a vontade, e dá-lhes um rei» (1Sm 8,4-22). As consequências desta escolha foram tremendas!

O ícone de Deus que aparece neste texto é da serenidade de quem acredita na humanidade. Embora, em tantas situações, as opções do povo não foram as melhores, Deus ama a liberdade e provoca a tirar, também de dentro das escolhas ruins, um caminho de aprendizado! Este «faze-lhes a vontade» pode ser uma espécie de «faz a experiência e, desde a experiência, discerne». De fato, a escolha por um super-herói, por um sujeito que resolve todos os problemas, foi frustrante na história.

Esta «terceirização» da vida ganha um contraponto na solidariedade humana e na compaixão de Jesus! Um paralítico, carregado por quatro homens, chegaram até Jesus «descendo a cama pelo teto da casa» onde Jesus estava. A cura deste homem é um quadro da salvação de Deus – alguém totalmente dependente, a partir da solidariedade de alguns amigos e do sinal realizado por Jesus, alcança a graça de tornar a viver livremente: «levanta-te, pega a tua cama, e vai para tua casa» (Mc 2,1-12).

O único reinado que podemos confiar é o do perdão e da misericórdia de Deus e da solidariedade dos que se servem o mundo.

Pe. Maicon A. Malacarne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *