Pular para o conteúdo

A vida na espera da Vida!

O Senhor veio uma vez! O Senhor virá uma outra vez! Entre o primeiro Natal e o Natal definitivo, vivemos uma espécie de intervalo, tempo de tatear, de experimentar, de tornar a nossa vida um lugar onde Deus é gerado, cresce e ocupa todos os lugares: «para que Deus seja tudo em todos» (1 Cor 15,28). O advento é o tempo de educar a vida na direção do Senhor! A vida é o lugar da espera! A vida é o lugar da novidade! A vida é o lugar para integrar os pedaços, perceber as mentiras, deixar de flertar com as desculpas, assumir aquilo que sou, porque só assim é possível descobrir-se amado! A vida é o lugar para onde o advento fala: «vem, Senhor Jesus!», vida na espera da Vida!

A primeira palavra que chega de Jesus, no início deste tempo novo, é «cuidado! Ficai atentos!». Os Padres do deserto diziam que existe somente um grande pecado – a distração. O advento não pode nos encontrar no modo automático e por isso Jesus indica: vigiai, vigiai, vigiai… a palavra que ressoa várias vezes no evangelho (Mc 13,33-37). De fato, Jesus contou a parábola de um homem que viajou ao estrangeiro e deixou toda a responsabilidade para os seus empregados. A questão mais certa é que ele vai voltar, vai voltar sem avisar e o perigo é «que ele vos encontre dormindo».

Com a Rosalba Manes, biblista italiana, pedimos a graça de viver bem a experiência do advento: «ser vigilante é escolher vir para a luz, é saber esperar pela salvação, reconhecendo o Senhor que entra em nossa vida diária para abrir espaço para Ele em nossos pensamentos, sentimentos e ações». O padre e poeta David Maria Turoldo, ajuda a rezar: «Tempo do primeiro advento, tempo do segundo advento, sempre o tempo do advento: existência, condição de exílio e arrependimento. Até o trigo espera, até a árvore espera, até as pedras esperam, toda a criação espera. Tempo de concepção de um Deus que sempre tem que nascer». Vida na espera da Vida!

Pe. Maicon A. Malacarne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *