Pular para o conteúdo

Voltar ao fracasso!

O pedido de Jesus para «avançar em águas mais profundas» ultrapassa a realidade dos pescadores do lago de Genesaré que não tinham pescado nada naquela noite. Trata-se de ‘voltar’ para o lugar do fracasso, o lugar das redes vazias, para tentar de novo, para tentar mais longe. A imagem daquele grupo de homens ‘lavando as redes’ atesta o desapontamento. O pedido de Jesus é revisitar o vazio para, de dentro do vazio, encher as redes de peixes: avancem, avancem no profundo (Lc 5,1-11).

Pedro, atento a Jesus, aceitou retornar! Temos muita dificuldade de lidar com as experiências frustrantes da vida. Quando o excesso é muito forte, o vazio incomoda demais! Voltar ao fracasso para ressignificar o fracasso é um milagre para a vida espiritual! Trata-se de ‘pegar na mão’ a situação difícil, apostar na profundidade, no sentido outro, sem fugas, máscaras, desvios. Olhar ‘nos olhos’ do fracasso para encontrar sinais de luz, ‘peixes novos’ capazes de ‘romper as redes’ a ponto de ‘os barcos afundarem’.

O exagero e a abundância do evangelho é para lembrar que os fracassos são partes da nossa biografia e eles não tem a última palavra, cada pessoa é mais do que a soma dos seus fracassos. Uma vida nova pode nascer dos fracassos, como Pedro, que da pesca frustrante-milagrosa foi convidado a tornar-se ‘pescador de pessoas’, por dentro de um sonho maior, do coração de Jesus!

Acessar os abismos, regressar aos fracassos, buscar aprofundar os acontecimentos da vida, são itinerários e despertadores de vida espiritual!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *