Pular para o conteúdo

A primeira fake news com o evento da Ressurreição!

Arte: Lúcio Américo

Ao lado do anúncio de Jesus Ressuscitado às mulheres, o evangelho de hoje (Mt 28,8-15) conta sobre uma articulação para falsificar o evento da Ressureição. De um lado, as mulheres, primeiras testemunhas do encontro com o Cristo, de outro lado, os homens, sumo sacerdotes, anciãos e soldados que, às escondidas, manipularam as informações para tentar dissuadir a notícia de que o túmulo estava vazio: «dizei que os discípulos roubaram o corpo enquanto vocês dormiam!» Para que a mentira fosse garantida, «os sumo-sacerdotes deram uma grande quantia de dinheiro».

A primeira tensão que a Ressurreição colocou foi entre a verdade e a mentira, entre a honestidade e a desonestidade, entre a gratuidade e o dinheiro. As redes sociais, hoje, marcam um novo espaço de poder onde o conflito é traduzido, de um lado, pela comunicação da esperança, no estabelecer vínculos e comunhão, por outro lado, as fake News que são a escolha pela manipulação da informação que tem em vista sempre um projeto maior. De fato, falsificar dados nunca é um ato inocente, e a «mão cheia dos sumo sacerdotes» continuam exigindo que a mentira impere!

Seguir Jesus Cristo é procurar a verdade e, sobretudo, viver a verdade! É a verdade que torna os seres humanos livres, sem medo, capaz de enfrentar até a morte! O que a força da mentira quer é dependência, escravidão, pessoas livres e autônomas são uma ameaça! A atenção as notícias falsas é um dos primeiros empenhos de todo seguidor de Jesus! Aquelas mensagens que fazem vibrar nosso celular, aparentemente inocentes, podem ser às custas de «uma grande quantia de dinheiro» que quer nos colocar na fila dos manipulados.

No evento de Jesus Ressuscitado vamos aprendendo com as mulheres, que anunciar a verdade é sempre um caminho, um risco, uma tensão, mas é o lugar [a Galileia] onde tocamos a vida nova, a esperança, a verdadeira liberdade!

Pe. Maicon A. Malacarne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *