Pular para o conteúdo

Pessoas novas!

  • por

Jesus e João Batista são figuras fundamentais do mapa do Advento e da celebração do Natal! A vida de ambos foi se configurando menos como ascensão pessoal e mais como expansão da vida divina! Jesus, no evangelho de hoje (Lc 7,24-30) elogia o Batista: «entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João».

João tinha ido morar no deserto, perto do rio Jordão, e realizava a missão de batizar, como sinal de conversão! Jesus também foi ser batizado por João! A austeridade, a simplicidade no alimento, nas vestimentas, a verdade e a honestidade das palavras de João fizeram com que muitas pessoas fossem até ele! Do meio das injustiças avassaladoras do Império Romano e da exploração da religião bem atrelada a esse Império, João se tornava uma figura de resistência e de esperança.

João expandiu a vida, descentralizando-se! Quando Jesus foi buscar o batismo, ainda desconhecido por todos, João apontou para ele: «eu não sou digno nem mesmo de desatar as sandálias desse homem» (Jo 1,27). Em João e em Jesus encontramos a vocação de toda a humanidade: sentir-se amados por Deus e alargar a vida, tornar a vida maior através do amor!

Deus ama cada pessoa! De fato, no salmo 8, o salmista canta a Deus: «o que é o ser humano para dele te lembrares?» É que cada pessoa é «imagem e semelhança» de Deus no mundo! O destino, a vocação, o caminho que atravessa nossa humanidade, não obstante o pecado, é tornarmo-nos pessoas como Jesus Cristo. Santo Agostinho rezava: «fizeste-nos para ti, Senhor, nosso coração está inquieto, enquanto não repousa em ti».

Com João Batista, avançamos nesse tempo para tornar o coração sempre maior, como pessoas novas, na espera da mais bonita de todas as notícias: o Natal de Jesus Cristo!

Pe. Maicon A. Malacarne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *